Projects & Publications | Ongoing Projects

Ongoing Projects

FISHY – A coordinated framework for cyber resilient supply chain systems over complex ICT infrastructures

Project FISHY aims at designing, developing, validating and demonstrating a coordinated framework for cyber resilience provisioning to guarantee a trusted supply chain of ICT systems, built upon distributed, dynamic, and often fundamentally insecure and heterogeneous ICT infrastructures. We propose to design a novel FISHY platform able to securely orchestrate a supply chain consisting of complex ICT systems end-to-end, – from the IoT ecosystem and the edge and cloud infrastructure over to the networking infrastructure connecting -, and enabling functionalities related to risks and vulnerabilities management, accountability and mitigation strategies as well as security metrics and evidence-based security assurance. Conceptually, FISHY platform uses intent-based interfaces to orchestrate both existing and beyond state-of-the-art security appliances in composed ICT scenarios leveraging capabilities of programmable network and IT infrastructure through a coordinated management. FISHY implements new strategies to leveraging data analytics, distributed ledger technology, intent-based security service orchestration, artificial intelligence and programmable network infrastructure. The platform is envisioned not only to facilitating adaptive system reconfigurations, but also reacting to and defying the effects of cyber attacks in real time of the ICT supply chain end-to-end, and in particular in the IoT domain. Finally, the FISHY proposes a comprehensive validation and demonstration strategy built upon three use cases from different sectors, including agriculture, manufacturing and transportation. The expected project outcome is a Proof-of-Concept (PoC) of the FISHY platform, along with the dissemination and ambitious exploitation strategies.

Henrique Manuel Dinis Santos

Information Systems and Technologies (IST)

uPGRADE – miniaturized Prototype for GRavity field Assessment using Distributed Earth-orbiting assets

O projeto 45927 uPGRADE destina-se ao desenvolvimento, integração e preparação para a operação de um protótipo demonstrador de uma plataforma CubeSat de aplicação genérica com competência para fins comerciais e científicos, tais como a observação da Terra, comunicações, monitorização de território, suporte de constelações distribuídas e/ou fracionadas de nano-satélites e execução de missões no espaço cislunar e interplanetário. A demonstração das capacidades desta plataforma será feita usando o conceito de observação das variações do campo gravítico da Terra e medição da termosfera neutra – na linha das missões CHAMP (DLR), GRACE (DLR/NASA) e GOCE (ESA). Estas capacidades serão avaliadas em terra, através de uma validação cuidadosa e substantiva do protótipo que será preparado para voo, com o lançamento para órbita baixa fora do contexto deste projeto. Ainda assim, será desenvolvido um plano para o lançamento a partir do Atlantic International Research (AIR) centre no futuro. Com esta aplicação, que tem exigentes requisitos em termos de estabilidade estrutural e térmica, gestão de potência, comunicação de grande volume de dados e apertados requisitos em termos da precisão da medição da orientação e posição do satélite, pretendemos demonstrar a maior aplicabilidade possível no contexto dos nichos de mercado mais promissores no sector espacial atual e capacitar de uma forma eficiente e imediata a industria Portuguesa de experiência e know-how para competir no mercado espacial internacional. O consórcio promotor é constituído por 1 empresa, Spin.Works S.A., e por 3 entidades não empresariais, LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (LIN), INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (ISQ) e UNIVERSIDADE DO MINHO.

Jorge Miguel Nunes Santos Cabral

Industrial Electronics (IE)

IntVIS4Insp: Sistema de Visão por Computador Inteligente e Flexível paraInspeção Automática

O projeto IntVIS4Insp tem como objetivo principal conceber, desenvolver e demonstrar novos conceitos de flexibilidade e adaptabilidade para as áreas de inspeção automática recorrendo à manipulação de objetos complexos através do uso sistemático de tecnologia de visão por computador e inteligência artificial. Este objetivo engloba os seguintes objetivos específicos: Desenhar uma plataforma de aquisição de imagem flexível e adaptável aos requisitos do processo de inspeção, no que concerne à taxa de aquisição de imagens bem como às diversas alternativas de HW e protocolos de aquisição; Desenvolver uma plataforma de ferramentas genéricas de processamento e análise de imagem de base (2D e 3D) e inteligência artificial, que possam ser disponibilizadas para a inspeção automática aplicada a distintos objetos; Desenvolver ferramentas de visão por computador dedicadas à extração de informação tridimensional dos objetos, com vista a incrementar a flexibilidade dos sistemas robotizados; Desenvolver um sistema robotizado de manipulação bimanual para apoio à inspeção de objetos complexos, em conjunto com o sistema de visão, seguindo uma abordagem de visão ativa; Desenvolver uma arquitetura de interoperabilidade, responsável pela ligação do sistema de inspeção à cadeia produtiva, capaz de acompanhar o incremento de flexibilidade e adaptabilidade dos algoritmos de visão por computador e inteligência artificial.

Luis Gonzaga Mendes Magalhães

Computer Communications and Pervasive Media (CCPM)