Fernando Ribeiro é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica

Fernando Ribeiro é o novo presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica

Fernando Ribeiro, investigador do Centro ALGORITMI, foi eleito presidente da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) para o biénio 2025-2027.

A eleição decorreu em assembleia geral ordinária, que decorreu durante o Festival Nacional de Robótica, no Funchal, sendo unânime: Fernando Ribeiro teve 100% dos votos favoráveis, num ato eleitoral com participação expressiva de 72% dos associados.

O professor do departamento de Eletrónica Industrial da Escola de Engenharia da Universidade do Minho tem como ambição “ampliar a área de intervenção”, assumindo como objetivos, entre outros, “Promoção e Expansão da Comunidade de Robótica”, “Reforço das Competições e Eventos de Robótica”, “Educação e Formação em Robótica”, “Promover ligações à Indústria” e “Políticas de Robótica e Impacto Social”.

A SPR, fundada em abril de 2006 durante a 6ª do Festival Nacional de Robótica realizado em Guimarães, conta desde o seu início com o Professor Fernando Ribeiro como membro fundador, tendo participado ativamente na elaboração dos seus estatutos. Já exerceu o cargo de vice-presidente da Sociedade no primeiro mandato (2006-2008), presidido então pelo Professor Norberto Pires da Universidade de Coimbra.

Importa realçar que o Festival Nacional de Robótica é o evento que qualifica as equipas portuguesas para a participação no evento mundial, o RoboCup (que este ano decorre no Brasil em Salvador da Baia, durante o mês de julho).

Recorde-se que Fernando Ribeiro é o principal rosto da RoboParty, a maior iniciativa de robótica educacional do mundo, organizada na Universidade do Minho desde 2007.