Marco Gomes finaliza o seu Doutoramento
Tema da Tese: A Conflict Management Environment to Support Decision-Making Process
Autor: Marco Filipe Vieira Gomes
Orientadores: Paulo Jorge Freitas de Oliveira Novais
Data: 10/11/2021
Programa Doutoral: Programa Doutoral em Engenharia Informática
Abstract:
Reconhecer conflitos e lidar com eles é um passo essencial para a estabilidade social. Os conflitos podem ser
vistos como um evento natural e uma consequência da complexidade da sociedade, surgindo em quase todos os
contextos e fases de desenvolvimento da vida humana. Há um consenso geral de que a prevalência e a falta de uma
gestão adequada dos conflitos acarretam custos substanciais para a sociedade. Apesar da extensa literatura das
áreas científicas que habitualmente tratam os conflitos, avanços notáveis na abordagem de conflitos em ciências
da computação são escassos. Portanto, esta tese propõe um conjunto de abordagens conceituais e tecnológicas
que podem ser implementadas através de um sistema computacional que para auxilie a tomada de decisão na
gestão de conflitos em ambientes virtuais e reais. O sistema de Inteligência Ambiente apresentado compreende os
vários elementos necessários para suportar um Ambiente Inteligente sensível e responsivo em todas as partes de
um processo de gestão de um conflito.
A principal contribuição desta tese é a exploração de diferentes abordagens para a gestão de conflitos através
da criação de modelos computacionais com o objetivo de disponibilizar informações relevantes às partes do conflito e aos sistemas que geram os conflitos em ambiente virtual. Especificamente, esta tese se centrou no desenvolvimento de modelos para identificar e disponibilizar as informações relevantes decorrentes das interações que ocorrem num ambiente sensorial rico. Os objetivos foram o aprimorar da abordagem multimodal à captura das dimensões emocionais, de stress e de personalidade, a classificação dos estilos pessoais de lidar com os conflitos, medição da confiança entre as partes, a caracterização e análise das redes sociais, a extração de padrões de comportamento e apresentar um modo de lidar com informações incompletas. O planeamento e a execução de um conjunto de experiências (fazendo uso de um jogo de negociação baseado na web) proporcionou uma compreensão das dificuldades de captura e na computação técnica e algorítmica de informações relacionadas com conflitos num
Ambiente Inteligente. A análise mostrou uma aparente diferença entre os grupos de dados em estudo e em relação
a alguns aspetos na gestão/resolução de conflitos exibidos durante o jogo. Os resultados concluíram que esta abordagem é um caminho válido no suporte à tomada de decisão na gestão de conflitos, dando às partes intervenientes informações relevantes (como estilos pessoais de lidar com o conflito, confiança, etc.) para a tomada de decisões bem fundamentadas.
Palavras-chave: Inteligência Artificial, Resolução de Conflitos, Analítica legal, Inteligência Ambiente