uPGRADE – miniaturized Prototype for GRavity field Assessment using Distributed Earth-orbiting assets

Reference
POCI-01-0247-FEDER-045927
Contractor
Agência Nacional de Inovação
CALG Principal Investigator
Jorge Miguel Nunes Santos Cabral
Research Group
IE
Period
2020/2023
Abstract:
O projeto 45927 uPGRADE destina-se ao desenvolvimento, integração e preparação para a operação de um protótipo demonstrador de uma plataforma CubeSat de aplicação genérica com competência para fins comerciais e científicos, tais como a observação da Terra, comunicações, monitorização de território, suporte de constelações distribuídas e/ou fracionadas de nano-satélites e execução de missões no espaço cislunar e interplanetário. A demonstração das capacidades desta plataforma será feita usando o conceito de observação das variações do campo gravítico da Terra e medição da termosfera neutra – na linha das missões CHAMP (DLR), GRACE (DLR/NASA) e GOCE (ESA). Estas capacidades serão avaliadas em terra, através de uma validação cuidadosa e substantiva do protótipo que será preparado para voo, com o lançamento para órbita baixa fora do contexto deste projeto. Ainda assim, será desenvolvido um plano para o lançamento a partir do Atlantic International Research (AIR) centre no futuro. Com esta aplicação, que tem exigentes requisitos em termos de estabilidade estrutural e térmica, gestão de potência, comunicação de grande volume de dados e apertados requisitos em termos da precisão da medição da orientação e posição do satélite, pretendemos demonstrar a maior aplicabilidade possível no contexto dos nichos de mercado mais promissores no sector espacial atual e capacitar de uma forma eficiente e imediata a industria Portuguesa de experiência e know-how para competir no mercado espacial internacional. O consórcio promotor é constituído por 1 empresa, Spin.Works S.A., e por 3 entidades não empresariais, LABORATÓRIO IBÉRICO INTERNACIONAL DE NANOTECNOLOGIA (LIN), INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (ISQ) e UNIVERSIDADE DO MINHO.
Funded By:

Ficha de Projeto