PT SMART RETAIL: Portugal como referência para a nova geração de retalho autónomo e inteligente

Reference
PT SMART RETAIL
Contractor
Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI
CALG Principal Investigator
Nelson Bruno Martins Marques da Costa
Research Group
IEM
Period

Data de início: 01-01-2022

Data termo: 31-12-2024

Abstract:

A presente Agenda visa o desenvolvimento, demonstração e industrialização de tecnologias de suporte a uma nova geração de retalho, com incorporação de tecnologia 100% nacional, incluindo soluções de desmaterialização de processos aplicadas ao setor que permitam conferir uma experiência seamless e de ultra comodidade aos seus utilizadores, com relevante eficiência económica e ambiental e um potencial de internacionalização assinalável, contribuindo para direcionar o perfil de especialização do país para soluções de elevado valor acrescentado e para a geração de riqueza e emprego. Neste contexto, visa-se o desenvolvimento de novos formatos de retalho, nomeadamente de lojas autónomas/híbridas, de Pods, de Zero Waste Cabinets (solução de vending do futuro), assim como de tecnologias periféricas capazes de incrementar a user experience dos consumidores.

Líder do Consórcio: SENSEI

Investimento total da Agenda: 31 234 611,90 €

Investimento total da Universidade do Minho: 1 523 454,70 €

Ficha do Projeto: https://algoritmi.uminho.pt/wp-content/uploads/2022/09/PT-Smart-Retail-Ficha-de-projeto_UM_CALG.pdf