Thiago Souza finaliza o seu Doutoramento

Tema da Tese: Gestão de Operações Hospitalares: um framework baseado em Lean Healthcare

Autor: Thiago Souza

Orientadores:  Rui Manuel Sá Pereira Lima, Guilherme L.R. Vaccaro

Data: 24/11/2021

Programa Doutoral: Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas

Abstract: 

Hospitais são estruturas complexas com o objetivo de prover atendimento de qualidade, segurança, fiabilidade e eficiente aos seus pacientes. Entretanto, estas organizações vêm sofrendo pressões para redução de custos, melhoria de operações e garantia da qualidade devido a problemas em fluxos como esperas, cancelamentos, defeitos, absenteísmo, aumento da procura, falhas na gestão e aumento de preços. Neste contexto, a pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) evidencia alguns problemas existentes nos sistemas de saúde, e em particular aos hospitais, unidades de estudo desta tese e estabelece a necessidade cada vez maior de evolução na gestão hospitalar. Assim, gestores de saúde têm adotado técnicas de gestão de outras indústrias com o objetivo de melhorar suas operações, e assim, a área de Gestão de Operações emerge como dimensão importante para a evolução gerencial de hospitais. A Gestão de Operações aborda temas como a gestão da capacidade produtiva, cadeias de fornecimento, planeamento e qualidade das organizações, além da implementação de iniciativas de melhoria, como o Lean Healthcare. O Pensamento Lean se originou na manufatura com foco na eliminação de desperdícios e melhoria contínua dos fluxos da organização, podendo ser aplicado em operações de saúde. Entretanto, investigações que intercetam tais temas ainda se apresentam iniciais e pontuais em suas implementações em casos de melhoria de operações hospitalares.

Assim, esta tese se orienta por uma abordagem qualitativa utilizando técnicas e metodologias como workshops com profissionais de saúde, análise documental, entrevistas com especialistas e estudo de múltiplos casos analisando vinte projetos em quatro hospitais de grande porte baseados em Portugal e Brasil. Por meio deste design de investigação, este trabalho contribui com a academia e organizações hospitalares por meio do desenvolvimento de um framework de gestão de operações hospitalares sob a ótica do Lean Healthcare. Além de adaptar as principais dimensões da Gestão de Operações para o ambiente hospitalar, levantar oportunidades e melhores práticas nos hospitais estudados, e apresentar ferramentas, áreas e indicadores norteadores para a implementação sistemática e integrada da Gestão de Operações e Lean Healthcare.

Palavras-chave Gestão da Mudança, Gestão de Operações Hospitalares, Gestão Hospitalar, Lean Healthcare, Melhoria Contínua.