Na China há robôs do Centro ALGORITMI a representar Portugal

Portugal estará representado por uma equipa do Centro ALGORITMI, mais propriamente do Laboratório de Automação Robótica (LAR) da Universidade do Minho, na World Humanoid Robot Games, a primeira competição mundial de futebol entre robôs humanoides “5 contra 5”.
O evento está terá lugar em Pequim – China, de 15 a 17 de agosto, contando com a presença de três dezenas de equipas universitárias, de países como Brasil, Países Baixos, Alemanha ou China. A equipa portuguesa está a estagiar desde 19 de julho em Pequim.
“A organização escolheu universidades de referência no desenvolvimento de robótica e inteligência artificial, incluindo sete equipas de quatro países da Europa, e é uma grande honra e responsabilidade levarmos Portugal ao mais alto nível da investigação nesta área”, dá nota Fernando Ribeiro.
O investigador do Centro ALGORITMI e coordenador do LAR complementa que “já houve provas com humanoides no formato 2×2 e 3×3, mas em 5×5 é inédito e não podem ir os dez robôs a um lance, exige boas estratégias e, por isso, chamaram-nos”.
Todas as equipas usam o humanoide T1 da chinesa Booster Robotics, de 1.2 metros e 30 kg, com algoritmos poderosos de drible e controlo da bola, que faz passes, remates, defesas, cortes e até se levanta após a queda. Porém, é preciso refinar e personalizar mecanismos de guarda-redes, de desvio de obstáculos e de sistemas de remate, tendo-se até criado na UMinho um “pé” específico para o robô. Este mês de preparação inclui ainda melhorias de software na posição em campo dos robôs, na tomada de decisão e, sobretudo, na estratégia para conseguir a cooperação real entre os robôs, essencial para o sucesso nesta competição, marcada para o icónico Ice Ribbon, junto ao local que acolheu as Olimpíadas’2008.
Participam em representação da UMinho os alunos de mestrado e doutoramento em Eletrónica Industrial, Mecatrónica e Mecânica – Daniel Borges, Ana Carolina Lopes, Constantino Oliveira, José Silva, António Ribeiro, Etvaldo Neto, Pedro Fernandes e Tiago Ribeiro –, acompanhados ainda pelo docente Gil Lopes.