Maria Isabel Mendes finaliza o seu Doutoramento

Tema da Tese: Definição de um modelo para criação de sistemas de conhecimento especializados com autorregulação de conteúdos

Autor: Maria Isabel Mendes Pereira

Programa Doutoral: Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação

Orientadores: Henrique Manuel Dinis dos Santos

Data: 24/03/2021

Abstract: Definição de um modelo para criação de sistemas de conhecimento especializados com autorregulação de conteúdos

Neste estudo é proposto um modelo de suporte à criação de sistemas de conhecimento especializados voltados para o espaço profissional. O seu alvo são os profissionais e empresas ligadas à indústria de software. Trata-se de um público que se depara com elevadas exigências de conhecimento atualizado e validado para a sua prática diária, estando este sujeito a transformações e alterações constantes em consequência da rápida evolução tecnológica.

O interesse subjacente a esta investigação baseia-se na crescente procura de espaços de aprendizagem flexíveis e personalizados, com vista a facilitar a dinamização do conhecimento em torno das necessidades aliadas ao trabalho do engenheiro de software. O seu uso, destina-se assim, ao meio onde laboram, no propósito de preencher lacunas e dificuldades que se prendem com as suas atividades quotidianas.

Face a este problema a proposta apresentada neste estudo visa contribuir para desenvolvimento de ambientes de aprendizagem inteligentes, cuja base de funcionamento assenta em tecnologias modernas e procedimentos de aprendizagem ligados à era digital. Pretende-se com este tipo de soluções facilitar a aprendizagem interativa e colaborativa recorrendo às possibilidades que derivam do uso destas tecnologias. Desta forma pode-se oferecer resultados de consulta personalizados e contribuições validadas, aos utilizadores que procuram conhecimentos aliados a um determinado campo do saber.

A abordagem tecnológica seguida teve como referência os princípios de funcionamento da Web Social Semântica e as tecnologias que lhe dão suporte. Dentro desta composição tecnológica realçam-se as ontologias enquanto estruturas de suporte, para representar e interligar conhecimento num determinado domínio. Ainda neste enquadramento foram estudadas e analisadas tecnologias semânticas para dar suporte ao processamento inteligente da informação gerida por estas soluções. A sua base de funcionamento assenta na representação controlada de conhecimento afeto a determinados domínios e em mecanismos para a gestão automática de conteúdos de natureza pedagógica que possam vir a ser partilhados e reutilizados por profissionais deste setor. Para isso, foi concebido e exposto um modelo que agrega tecnologias semânticas e sociais baseando-se também na teoria conectivista da aprendizagem. Este modelo constitui a base para o desenvolvimento de sistemas de conhecimento especializados destinados a estes contextos, muito embora, o conceito que o representa possa ser estendido a outras realidades e cenários ligados à aprendizagem.