LASI: O maior laboratório associado de Portugal

A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou a atribuição do estatuto e financiamento ao Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI), liderado pelo Centro ALGORITMI, com a coordenação do Professor Paulo Novais, reconhecendo assim o mérito à equipa de investigação que junta o Centro ALGORITMI, o Instituto de Polímeros e Compósitos e 11 unidades de investigação do País. As unidades que integram o LASI são unidades de referência em Portugal nas áreas das Ciências da Computação, dos Sistemas de Informação, da Eletrónica, dos Materiais, da Engenharia e Gestão Industrial e da Engenharia Biomédica, das Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra e Nova de Lisboa, assim como, os Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, e do Porto.

O LASI será coordenado a partir de Guimarães e é o único laboratório de referência nacional focado nos Sistemas Inteligentes e nas suas aplicações em prol do nosso país e do seu progresso sustentável, integrando cerca de 540 investigadores. O LASI será uma referência na aplicação da Inteligência Artificial e da Ciência dos Dados nos vários desafios societais que integram o seu programa.

Cinco linhas temáticas de investigação interdisciplinar fazem o foco do LASI: Indústrias inovadoras e sustentáveis, com forte foco na indústria 5.0; Cidades Inteligentes, Mobilidade e Energia; Saúde e Bem-estar seguindo o foco na Saúde 5.0; Infraestruturas e Sociedade Altamente Conectada, com forte foco na Sociedade 5.0; Administração Pública e Governança.

O LASI tem a visão de fazer avançar o conhecimento de excelência e de ponta em Sistemas Inteligentes para apoiar a nossa sociedade, Portugal e os portugueses num caminho inovador, sustentável e suportado pelas melhores práticas éticas no e para século 21.