Dr. Andrés Muñoz Ortega, professor associado da UCAM Universidad Católica San Antonio de Murcia está a realizar um período de investigação no centro ALGORITMI de três meses. Trabalha com o Dr. Paulo Novais e o Dr. José Machado no projeto de pesquisa “Smart Habitat for Active Aging” para conhecer os resultados e técnicas de AmI e AAL desenvolvidas pelo centro ALGORITMI relacionadas a ambientes inteligentes para envelhecimento ativo.

O objetivo desta estadia de pesquisa é estudar como a introdução de sistemas inteligentes podem ajudar a personalizar o desempenho da atividade física, mental e social da população idosa em ambientes domésticos. Será analisado o papel que as técnicas de representação do conhecimento desempenham nestes sistemas inteligentes para atender computacionalmente não só os perfis e necessidades dos usuários de aplicações de envelhecimento ativo, mas também seu ambiente, os dispositivos físicos utilizados e sua relação com outros usuários. Através desta análise, serão identificadas as limitações atuais dos sistemas inteligentes nestes cenários e serão propostos novos modelos baseados em conhecimento para tentar contornar essas limitações.

Esta investigação é financiada pela Fundación Séneca por meio da bolsa 21515 / EE / 21. Programa Regional De Movilidad, Colaboración e Intercambio De Conocimiento “Jiménez de la Espada”.