Concurso Internacional de Ideias

Concurso Internacional de Ideias: Expositor e Projetor Móvel
Estrutura Multifuncional para o projeto Visual Spaces of Change (VSC)
Projeto VSC: U. Porto – CCRE-CEAU/FAUP e U. Minho – Centro ALGORITMI e Lab2PT

Prazo para submissão de propostas: 31 de Maio de 2019

Este concurso desafia estudantes de arquitetura, artistas e equipas multidisciplinares a conceber uma estrutura multifuncional portátil que permita a projeção e exposição de imagens através de módulos facilmente montados nos locais de exibição do projeto Visual Spaces of Change (VSC) – projeto de investigação coordenado pelo Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE), integrado no centro de I&D da FAUP (CEAU) Universidade do Porto (UPorto), em consórcio com a Universidade do Minho (com a participação do Centro ALGORITMI e Lab2PT – UMinho).
A estrutura multifuncional objeto deste concurso será utilizada em diversos espaços públicos da Área Metropolitana do Porto (AMP) selecionados como caso de estudo do VSC. Estes espaços irão constituir uma rede de espaços públicos onde serão exibidos (através de projeção de imagens e em diversos suportes físicos) Projetos de Fotografia Contemporânea (CPP) e Narrativas Visuais em torno de dinâmicas de transformação do espaço público na AMP, explorando diversas temáticas e conteúdos relacionadas com o património cultural, arquitetónico, identitários, históricos e museológicos dos recortes territoriais selecionados no âmbito deste projeto de investigação.

Pretende-se criar com este concurso de ideias uma estrutura móvel, ou conjunto de estruturas móveis, que integre um dispositivo de projeção e sirva simultaneamente como suporte para a exposição de imagens em diversos espaços públicos com características e condicionantes diversas (espaços interiores ou exteriores, espaços abertos ou contidos na malha urbana, etc). Estes módulos portáteis deverão ser idealizados de modo a permitir o visionamento de conteúdos analógicos – fotografias em suporte físico – e digitais – com capacidade de transmitir diversos tipos de imagem e ligação à internet, de modo a poderem funcionar como elementos complementares à plataforma online VSC.
Mais informação em: https://www.scopionetwork.com/blog/2018/11/16/vsc-portable-expositor