Centro ALGORITMI colabora com a Universidade de Macau na criação de biblioteca para apoiar investigação

Centro ALGORITMI colabora com a Universidade de Macau na criação de biblioteca para apoiar investigação

A Universidade do Minho, através do Centro ALGORITMI e do seu laboratório associado, o LASI – Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes, está a colaborar com a Universidade de São José para lançar uma biblioteca que dará apoio à investigação da história das missões católicas na Ásia e da Diocese de Macau.

A ambição é que a biblioteca possa ficar operacional ainda este ano, sendo considerado pela Universidade de São José “um projeto ambicioso e de longo prazo na área das humanidades digitais” que tem como objetivo “apoiar a investigação sobre a história da Diocese de Macau e das missões católicas no Leste e Sudeste Asiático”.

Manuel Rodrigues, investigador do Centro ALGORITMI e do LASI, é o principal responsável por este projeto de cooperação cujo memorando de entendimento foi assinado em março do ano passado, tendo em vista à constituição da Bibliotheca Diocesis Macaonensis.

“Adotando uma perspetiva multidisciplinar, o projeto é apoiado por uma robusta infraestrutura de investigação histórica que utiliza análise de dados computadorizada, aprimorada por tecnologias de inteligência artificial, ‘big data’ e aprendizagem automática”, dá conta a Universidade de São José. A mesma instituição sustenta ainda que tem “trabalhado sistematicamente com coleções de vários arquivos e bibliotecas em todo o mundo”. “Esta parceria valiosa permitiu um progresso significativo na concretização deste projeto”, refere a Universidade de São José.