Paulo Novais e Ângelo Costa galardoados com IBM Award of Scientific Excellence

66041609_2425122217540391_8202333786608762880_n

 

Paulo Novais e Ângelo Costa, investigadores do grupo CST do Centro ALGORITMI, foram galardoados com o IBM Award of Scientific Excellence,  que premeia a melhor demonstração prática na conferencia Internacional PAAMS ’19 – 17th International Conference on Practical Applications of Agents and Multi-Agent Systems, que decorreu entre 26 e 28 de Junho, na Universidade de Salamanca, em Avila, Espanha.

O trabalho premiado, intitulado “EM iR 2.0: A Congnitive Assistant Robot for Elderly”, consiste num projecto que estuda a utilização de robôs na interacção com humanos, tendo como ponto de partida a detecção e monitorização do estado físico e emocional, com a respectiva interpretação de forma a reforçar a interacção entre pessoas e assistentes pessoais. O trabalho teve parceria com Jaime Rincon, Javier Palanca, Vicent Botti, Vicente Julian, Carlos Carrascosa, investigadores da Universidade Politécnica de Valência, Espanha.

Os robôs são usados para criar um vinculo emocional com o utilizador ao interagir de uma forma mais natural possível com este. O sistema identifica o utilizador e, de acordo com às suas preferências, capacidades e necessidades, sugere actividades, em particular exercícios físicos. Os movimentos do utilizador são capturados por uma rede de sensores corporais e um sistema computacional, utilizando técnicas de aprendizagem profunda, determina a performance obtida e detecta possiveis problemas, permitindo que os cuidadores possam monitorizar e actuar remotamente sobre o desempenho dos utilizadores. Este trabalho configura mais uma prova da excelência da investigação nesta área do conhecimento que se faz na Universidade do Minho.

Fonte: O Comércio de Guimarães

Share this on: