André Mendes de Carvalho finaliza o Doutoramento

Tema da Tese:  Excelência Operacional, Cultura e Agilidade: conceitos-chave para a gestão de indústrias tecnológicas

AutorAndré Mendes de Carvalho

Programa Doutoral: Programa Doutoral em Líderes para as Indústrias Tecnológicas

Orientadores:  Paulo Alexandre Costa Araújo Sampaio; Eric Scott Rebentisch

Data: 8/6/2020

Abstract: A Excelência Operacional é usada recorrentemente na procura de melhores resultados operacionais. No entanto, e num mundo em constante mudança, a compreensão do seu impacto no longo prazo é ainda limitada. A literatura científica mostra que as relações da Excelência Operacional tanto com a Cultura Organizacional como com a Agilidade Organizacional estão bem estudadas.

Apesar disso, ainda não existia uma perspetiva integradora dos três conceitos.

Perante esta lacuna, o projeto desenvolvido começa por apresentar um quadro teórico em que se promove essa integração. Para tal, foca o desenvolvimento de uma cultura orientada à excelência, e, num ambiente operacional altamente instável, inclui, no âmbito da criação de valor, a sustentabilidade das iniciativas de Excelência Operacional através do desenvolvimento de recursos e aptidões focadas na Agilidade Organizacional. No entanto, e ainda que este quadro teórico tenha sido desenvolvido sobre uma forte base concetual, o entendimento completo das relações entre os conceitos em estudo requer uma perspetiva prática que só pode ser adquirida em ambiente industrial. Assim, o desenvolvimento da teoria assentou, numa segunda fase, em dados recolhidos em organizações altamente técnicas e tecnológicas. Através de um total de 10 estudos de caso, foram avaliadas capacidades em termos de Excelência Operacional, orientação da Cultura Organizacional e Agilidade Organizacional, e estudadas as ligações entre estas (bem como com a performance organizacional). Os resultados mostram a existência de uma relação de influência, por meio de reforço positivo, entre os três conceitos. Mostram, também, como diferentes contextos organizacionais podem influenciar essas dinâmicas e o desenvolvimento de cada um dos conceitos e das suas relações.

Este trabalho apresenta uma nova abordagem que integra Excelência Operacional, Cultura Organizacional e Agilidade Organizacional, permitindo uma melhor compreensão do equilíbrio necessário para manter altos níveis de desempenho técnico e operacional em ambientes marcados pela mudança. Deste modo, e numa perspetiva mais ampla, alerta para a importância da Agilidade Organizacional e da Cultura Organizacional na gestão da Qualidade e Operações em organizações de natureza técnica e tecnológica.

Palavras chave: Agilidade Organizacional, Cultura Organizacional, Excelência Operacional, Gestão da Qualidade