Professor da UMinho nomeado representante português da American Society for Quality

A American Society for Quality (ASQ) nomeou Paulo Sampaio, Investigador do Centro Algoritmi e Professor Auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, para seu Country Counselor em Portugal. Paulo Sampaio vai assumir a representação da ASQ a nível nacional até 31 de Dezembro de 2012, cabendo-lhe sobretudo a tarefa de promover aquela prestigiada associação americana junto dos empresários e académicos da área da Qualidade.

Prof. Paulo Sampaio

Esta não é a sua primeira distinção recebida pela American Society for Quality. Paulo Sampaio foi distinguido em 2006 (1º lugar), 2008 e 2009 (3º lugar) com o prémio de Melhor Artigo Apresentado na “Student Technical Paper Competition”, que decorreu no âmbito da ASQ World Conference on Quality and Improvement. A sua tese de doutoramento foi também eleita há dois anos pela Associação Portuguesa para a Qualidade como Melhor Trabalho de Investigação na área da Qualidade. O investigador foi ainda nomeado pela ASQ com a categoria de Senior Member, em Junho de 2009.

Licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela UMinho, Paulo Sampaio obteve em 2008 o grau de Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela mesma Universidade, com a tese “Estudo do Fenómeno ISO 9000: origens, motivações, consequências e perspectivas”. Actualmente é Professor Auxiliar no DPS da UMinho e na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Lusíada. Colabora ainda como Professor Convidado a nível de cursos de mestrado na área da Qualidade com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave e com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

É Consultor I&D na APCER – Associação Portuguesa de Certificação, Sócio Fundador e Consultor na área da Estatística Aplicada da spin-off GESTA – Grupo de Estatística Aplicada da UMinho, membro da Direcção da Delegação Regional Norte da Associação Portuguesa para a Qualidade, membro da Comissão Sectorial 11 – Ensino e Formação do Instituto Português para a Qualidade e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Núcleo de Antigos Alunos de Engenharia e Gestão Industrial da UMinho (Núcleo Alumni EGIUM). Participa regularmente como orador em diversas conferências nacionais e internacionais na área da qualidade, é autor de variadas publicações (livros, artigos científicos em revistas), integra diversas equipas de projectos de I&D na área da Qualidade e orienta vários trabalhos de investigação a nível de ensino pós-graduado (mestrado e doutoramento). Desenvolve, desde 2004, a sua actividade de investigação com o professor Pedro Saraiva, da Universidade de Coimbra, nas áreas da Gestão da Qualidade, Sistemas de Gestão da Qualidade, Normas ISO 9000 e Integração de Sistemas de Gestão.

Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Prof. Paulo Sampaio