TMOB-HUB – Transportation and Mobility Research Hub

Foi apresentada no dia 30/03/2023, na Universidade do Minho, campus de Azurém, a plataforma TMOB-HUB – Transportation and Mobility Research Hub, que associa as competências de sete centros de investigação na área da mobilidade e quer afirmar-se na cooperação com actores nacionais e internacionais.
A sessão de abertura contou com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, o presidente da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, o administrador dos Transportes Urbanos de Braga, Teotónio dos Santos e, da parte da UMinho, o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Eugénio Campos Ferreira, a vice-presidente da Escola de Engenharia, Lígia Rodrigues, e o director da TMOB-HUB, José Campos e Matos.

Sete centros investigação da UMinho envolvidos: Centro ALGORITMI, o Centro de Território, Ambiente e Construção (CTAC), o Instituto de Polímeros e Compósitos (IPC), o Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia (ISISE), o Centro de Sistemas Microeletromecânicos (CMEMS), o Centro de Engenharia Mecânica e Sustentabilidade de Recursos (MEtRICs) e o Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), neste projeto que abrange abrange seis principais formas de transporte – ferrovia, metro, rodovia, aeroportuário, marítimo, fluvial.

Prof. Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia, referiu que espera que “esta plataforma permita uma afirmação na cooperação com actores nacionais e internacionais neste domínio”. Destacou, também, que esta iniciativa “poderá beneficiar e beneficiar-se da mais recente aposta formativa da Escola em Engenharia Aeroespacial, que inclui, ela própria, a área da aeronáutica, mas também muitas outras aplicações neste domínios da Mobilidade e Transporte”. Sublinhou a participação de “muitos dos stakeholders desta área”, bem como, a participação internacional, na sua opinião, “oportuna”, tendo em conta que “uma das ambições desta plataforma terá de ser a sua internacionalização”.

Fonte: Guimarães, agora