Teófilo Branco, investigador do grupo IST, finaliza doutoramento

Tema da Tese:Modelo para a Implantação da Computação em Nuvem na Administração Pública Municipal
Autor: Teófilo Teixeira Branco Júnior
Programa Doutoral: Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação
Orientador:  
José Filipe Sá Rodrigues Soares
Data de Defesa: 
24/07/2019

Resumo:

A computação em nuvem (CN) é um serviço no qual os consumidores têm à sua disposição recursos computacionais através da Internet, pagando apenas pelo que consomem. Além da racionalização dos custos nos investimentos em tecnologia da informação (TI), a CN pode vir a trazer outros benefícios como a promoção da inovação, aumento da eficiência das organizações e a melhoria dos processos de negócio. Entretanto, diversos estudos identificam uma série de desafios a serem observados na adoção desta tecnologia. A implantação desta solução envolve um processo de tomada de decisão, onde as vantagens e os riscos devem ser ponderados para que se possam alcançar os benefícios e as melhorias almejados.
As organizações públicas governamentais estão sujeitas a uma série de restrições como a adequação a legislação local, proteção da confidencialidade dos dados dos cidadãos e adequação às características locais que transcendem as questões estritamente técnicas da tecnologia. Neste caso, os desafios tornam-se mais complexos, pois além dos desafios inerentes à solução tecnológica, deve-se buscar uma compatibilização com as especificidades da área.
Esta investigação está focada no desenvolvimento de um instrumento que permita auxiliar as organizações de administração pública municipal no processo de tomada de decisão da implantação da computação em nuvem. O instrumento proposto objetiva proporcionar a ampliação do leque de alternativas na implantação da computação em nuvem no ambiente de organizações de governo, preparando um cenário favorável para a implantação desta tecnologia a partir de um processo de análise que privilegia as considerações dos gestores envolvidos no processo de tomada de decisão.
As proposições deste modelo foram desenvolvidas em uma investigação científica realizada na Prefeitura Municipal de Salvador, Estado da Bahia, Brasil, de onde foram obtidas as experiências que contribuiram para o aprimoramento deste instrumento. Nesta investigação, foi empregada uma abordagem qualitativa, de natureza construtivista social interpretativa desenvolvida a partir do método de pesquisa “Pesquisa Desenho Ação” (ADR – Action Design Research) ao promover a geração de conhecimento através da construção e avaliação dos artefatos de TI em um ambiente organizacional. A abordagem teórica “Pensamento Centrado nos Valores” (VFT – Value Focused Thinking ) foi empregada para obter uma descrição e interpretação do problema e a reflexão do investigador ao incluir a opinião dos participantes.