Projeto Drives – Reunião Anual 2019

Drives, um projeto ERASMUS + Blueprint Sector Skills Alliance  está a celebrar um ano de aniversário.

Os 24 membros do consórcio do projeto DRIVES estiveram numa sessão de trabalho de dois dias em Lomazzo, Itália, organizado pelo Centro de Inovação ComoNExT, para partilhar os trabalhos desenvolvidos em 2018 e discutir sobre as próximas etapas, na sua missão de estudar as competências futuras necessárias para o setor automóvel.

Os organizadores de cada uma das etapas, juntamente com os membros do Conselho Diretivo e um representante da Comissão Europeia DG GROW (Diretor Geral para o Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PMEs) apresentaram e discutiram os resultados alcançadas no último ano no âmbito do projeto.
Durante este período, o projeto alcançou cerca de 400 stakeholders, pequenos e grandes, que fazem parte dos alicerces do setor automóvel, convidando-os a fazer parte da discussão.
Além disso, o consórcio identificou mais de 20 importantes postos de trabalho nesta indústria, com os quais as empresas de formação profissional e as Universidades parceiras prepararão material didático para realizar ações de formação piloto.

Como os primeiros resultados evidenciam, a parceria enfrenta as desafiantes dinâmicas do projeto, focando-se em todas as medidas para garantir um desenvolvimento positivo – apresentar um enquadramento sustentável de soluções a longo prazo, refletindo o ambiente em constante mudança do setor automóvel.

O projeto Drives esteve presente em vários eventos desde a sua reunião de arranque, em janeiro de 2018, para impulsionar a disseminação do projeto entre os stakeholders. O seminário de divulgação, em novembro de 2018, que envolveu os stakeholders externos, para partilhar as suas experiências na implementação do blueprints (primeiro seminário de blueprint para projetos de competência setorial) em diferentes setores e para maximizar o impacto para além das parcerias, foi a janela oferecida pelo EASME. A Direção dos Transportes também organizou um evento/exposição com os diferentes meios de transporte, evidenciando também o projeto DRIVES.

DRIVES é um desenvolvimento importante das recomendações do GEAR 2030; a estratégia que está a ser desenvolvida é única e essencial para o futuro da indústria automóvel.

__________________________

Drives Project  – 2019 Annual Meeting

The DRIVES project, an ERASMUS+ Blueprint Sector Skills Alliance for the automotive sector, is celebrating its one-year anniversary.

The 24 consortium members of the project DRIVES had a two-day work session in Lomazzo, Italy, hosted by the ComoNExT innovation hub, to share their accomplishments in 2018 and talk about the next steps, in their mission to study the future skills needs of the automotive sector.

Each of the project’s work packages, together with the Steering Board members, joined by a representative from the European Commission’s DG GROW2, presented and discussed the projects achievements this past year.

During this period, the project reached almost four hundred stakeholders, small and large, that are part of the bedrock the automotive sector, inviting them to be part of the discussion.
Moreover, the consortium has identified 20+ important job roles in this industry, with which VET and Universities partners will prepare teaching material to deliver pilot trainings.

As first results will be seen, the partnership faces the challenging dynamics of the project, focusing on all measures to ensure successful roll-up – have a sustainable framework of solutions for the long term, reflecting the changing environment of the automotive sector.

Throughout the two-day meetings, dedicated workshops allowed thorough discussions on skills transferability, apprenticeship marketplace and sustainability of project results.

DRIVES was present at several events since the kickoff meeting, in January 2018, to boost the project dissemination among stakeholders. The promotion seminar in November 2018, involving external stakeholders, to share experience among running blueprints in diferente sectors and maximise impact beyond the partnerships, was the window offered by EASME. The Directorate of Transport also organised an event/exhibition with the different transport modes, allowing to showcase DRIVES project.

DRIVES is an important follow-up of the GEAR 2030 recommendations; the strategy being developed is one of a kind and crucial for the future of the automotive industry.