Projeto do Centro ALGORITMI finalista dos Prémios dos Fundos Europeus

Projeto do Centro ALGORITMI finalista dos Prémios dos Fundos Europeus

O projeto “Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar”, do Centro ALGORITMI, foi um dos 25 finalistas, entre 282 candidaturas, da 1.ª dição dos Prémios dos Fundos Europeus, na categoria “Portugal + Inteligente.

Tendo como investigador responsável Manuel Filipe Santos, Professor Associado com Agregação do Departamento de Sistemas de Informação, o projeto “Controlo Inteligente da Infeção Hospitalar” foi cofinanciado com fundos europeus do Compete 2020 entre 2019 e 2022.

O referido projeto I&D foi desenvolvido em pareceria com a Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães, E.P.E. no âmbito dos projetos SAMA em Inteligência Artificial e Ciência de Dados.

O trabalho desenvolvido na Universidade do Minho, através do Centro ALGORITMI, dotou a unidade hospitalar de ferramentas inovadoras de previsão e monitorização que reforçam a segurança dos doentes e a qualidade dos cuidados de saúde.

Identificar atempada de infeções de forma automática foi o principal objetivo do projeto, nomeadamente encontrar padrões na evolução do estado clínico do doente que estejam associados a altas probabilidades de vir a ter uma infeção nosocomial. Em sentido prático, os eixos fundamentais deste trabalho de investigação visaram determinar a ocorrência futura de casos de infeção, determinar a terapia mais adequada e implementar um sistema inteligente de apoio à decisão no controlo de infeção.