NETEDGE: um projeto, dois milhões de €

A dstelecom lidera o NETEDGE, um projeto de investigação e desenvolvimento tecnológico (ID&T) no valor de dois milhões de euros, que será executado em parceria com a Universidade do Minho/Centro ALGORITMI, o Instituto de Telecomunicações, e as empresas e bysteel fs, Fapajal e HIQ-Bee Engineering.

O NETEDGE, um projeto I&DT empresas em copromoção, está focado em Edge Computing para utilizadores de redes de fibra ótica e visa a investigação e desenvolvimento de tecnologias de ponta na área da computação distribuída. O principal objetivo da investigação, com prazo de execução de 31 meses, passa por aproximar a computação e o armazenamento de dados do local onde são necessários para melhorar os tempos de resposta e economizar largura de banda.

A computação de borda, além de potenciar a tecnologia do 5G, será vital para satisfazer os exigentes requisitos das aplicações que requerem uma latência ultrabaixa e uma largura de banda elevada. A indústria, em conjunto com organismos de normalização e parceiros de I&D, tem colaborado no sentido de criar normas, componentes de software e arquiteturas de referência, sendo o MEC do ETSI – Multi-access Edge Computing o mais relevante. No entanto, ainda não existe uma solução de mercado interoperável e agnóstica.

Neste contexto, os parceiros NETEDGE identificaram uma oportunidade estratégica que visa o desenvolvimento de um sistema MEC, passível de ser explorado e replicado, criando assim oportunidades de negócio para todos os participantes. As atividades de investigação incluem ainda contribuições ao nível das garantias de segurança e da orquestração da rede de Plataformas MEC.

O protótipo deste sistema será testado e validado em ambiente real, facilitado pela participação da bysteel fs e da Fapajal, parceiras industriais do projeto, que possibilitam a aplicação da tecnologia a dois casos de uso distintos de indústria 4.0.

Equipa na UMINHO:

Investigador Responsável: Helena Fernandez Lopez

Co-IR: José Augusto Afonso

Membro da Equipa: José Manuel Ferreira Machado

Membro da equipa: António Luís Duarte Costa

Membro da equipa: Alexandre Júlio Teixeira Santos

Membro da equipa: Marcos Silva Martins

Cofinanciado: