Investigadores da linha de investigação CST (Computer Science and Technology) Premiados

O prémio “Best Application Paper” do 9º Simpósio Internacional em Inteligência Ambiente (ISAmI’18 – 9th – International Symposium on Ambient Intelligence), em Toledo, Espanha, foi atribuído ao trabalho “Monitoring Mental Stress through Mouse Behaviour and Decision-making Patterns”, de Filipe Gonçalves (ALGORITMI/Escola de Engenharia da UMinho), Paulo Novais (ALGORITMI/Escola de Engenharia da UMinho), José Miguel Pêgo (ICVS/Escola de Medicina da UMinho) e ainda Davide Carneiro (Politécnico do Porto).

O trabalho resultou de projetos realizados ao longo de vários anos e procurou mitigar a influência negativa do stress crónico em alunos universitários durante tarefas de alto risco. O stress excessivo provoca um aumento de perturbações fisiológicas e psicológicas, refletindo-se numa diminuição da qualidade da vida profissional. O trabalho apresentado discutiu a criação e otimização de modelos de regressão de “machine learning” que possibilitam a avaliação e previsão de stress naqueles alunos durante as provas de avaliação em sistemas de e-learning.