Estudantes do Centro ALGORITMI distinguidos na PAEE/ALE 2025

Estudantes do Centro ALGORITMI distinguidos na PAEE/ALE 2025

Dois trabalhos desenvolvidos por estudantes do Departamento de Produção e Sistemas (DPS) e do Centro ALGORITMI, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, foram distinguidos com prémios internacionais na conferência PAEE/ALE 2025 – International Conference on Active Learning in Engineering Education, que decorreu entre os dias 25 e 27 de junho, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.

O júri internacional do evento teve a difícil tarefa de selecionar os três melhores trabalhos entre 16 comunicações submetidas por estudantes de várias instituições, que envolveram autores da Dinamarca, Portugal, México, Colômbia e Brasil. A UMinho arrecadou dois dos três lugares do pódio, o que evidencia a excelência do trabalho desenvolvido na área da aprendizagem ativa. Além disso, estes trabalhos reforçam a vantagem de lidar com desafios internacionais colocados no âmbito do projeto EGALITARIAN (https://egalitarian.eu/) (https://www.linkedin.com/company/egalitarian/).

O 1.º Prémio foi atribuído ao estudante de doutoramento do PDEIS, Erik Teixeira Lopes, pelo artigo “Using a Chatbot for Student Onboarding and Learning in Projects: Technology as an Enabler of Active Learning”. O trabalho, que contou com a coautoria dos estudantes de Brasília, Yasmim Bezerra Oliveira Altoé, Pedro Gonçalves Prazeres e Luiza Oliveira de Araujo, e a orientação dos professores de Brasília, Portugal e Dinamarca, Simone Borges Simão Monteiro, Diana Mesquita, Rui M. Lima e Jens Myrup Pedersen, explora o uso de um chatbot como ferramenta para facilitar a integração e a aprendizagem de estudantes em ambientes internacionais de projetos ERASMUS+, reforçando o papel da tecnologia como aliada na promoção de práticas pedagógicas ativas.

O 3.º Prémio foi entregue a um grupo de estudantes do Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial (MEGI), no âmbito da unidade curricular Projeto Integrado de Engenharia e Gestão Industrial (PIEGI), pelo artigo “From Classroom to the Industry: PBL in Action from the Point of View of a Team of Students”. As estudantes, Ana Carolina Gonçalves da Cunha, Ana Catarina Ramos Martins Abreu, Ana Luísa da Silva Machado, Bárbara Isabel Ribeiro da Silva, Carolina Dantas da Cunha Pereira, Catarina Gomes Wilson, Inês Gonçalves Araújo, Lara Francisca da Cunha Correia, Raquel Costa Dantas, orientadas por Rui M. Lima, desenvolveram um trabalho que relata a sua experiência com a metodologia de Project-Based Learning (PBL), destacando a transferência bidirecional entre o contexto académico e o ambiente industrial, reforçando o valor da aprendizagem ativa e autêntica.

Estes reconhecimentos reforçam o impacto do trabalho pedagógico e científico desenvolvido no DPS e no ALGORITMI, bem como o compromisso da Escola de Engenharia com práticas inovadoras e centradas no estudante, em interação com os ambientes profissionais e internacionais.