Centro ALGORITMI participa na criação de uma Academia Europeia de Professores

O Centro ALGORITMI, através dos investigadores Pedro Rangel Henriques e Cristiana Araújo, integra o projeto Teacher Academy for Maker Education – TAME, que visa a construção de uma Academia Europeia de Professores que capacitará futuros professores e professores em exercício para integrarem a educação maker nas escolas secundárias, nomeadamente em áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
Este projeto, do qual a Universidade do Minho faz parte, é coordenado pela Universidade de Tallinn (Estónia) e adota uma metodologia transformadora, que promove o desenvolvimento de competências relevantes para a aprendizagem ao longo da vida.
Por parte da Universidade do Minho, o projeto é coordenado pela professora Laurinda Leite e envolve também Ana Sofia Afonso, António Osório, Floriano Viseu, Helena Martinho e Luís Dourado, todos do Centro de Investigação em Educação, do Instituto de Educação, para além de Pedro Rangel Henriques e Cristiana Araújo, sendo que o projeto junta instituições da Alemanha, Estónia, Grécia, Irlanda e Portugal.
A primeira reunião geral do consórcio decorreu em 22 e 23 de maio, na Universidade de Tallinn (Estónia), e contou com a participação de Laurinda Leite e Pedro Henriques. A segunda reunião realizar-se-á em novembro próximo, em Braga.
“Nessa altura, serão analisadas as primeiras versões dos módulos de formação destinados a futuros professores e a professores em serviço, bem como aspetos relacionados com a implementação de cursos de formação e de summer schools, que terão inicio no final de 2026 e que se enquadram num workpackage coordenado pela UMinho. Serão, também, acordadas as condições específicas para a mobilidade de futuros professores, estudantes da UMinho, e de professores em serviço, nomeadamente de escolas de Braga, nas quais serão testadas as propostas maker desenvolvidas no âmbito do projeto”, explica Laurinda Leite, citada pelo Centro de Investigação em Educação.
O projeto Teacher Academy for Maker Education – TAME é apoiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação.