Centro ALGORITMI marca presença na UPA’19

O Centro ALGORITMI associou-se à UPA’19-UMinho de Portas Abertas, um evento composto por oficinas e visitas a laboratórios de investigação, em paralelo, uma feira educativa com apresentações culturais e desportivas com a finalidade de mostrar a estudantes de todas as idades, professores, pais e encarregados de educação e público em geral o que de melhor se produz na UMinho, ao nível do ensino, da investigação e cultura. Um evento organizado pela Universidade do Minho envolvendo os campi de Gualtar e Azurém entre os dias 2 e 4 de maio.

O Centro ALGORITMI, no âmbito dos ‘Percursos UMinho’, uma das atividades da UPA’19 preparou duas atividades desafiadoras no âmbito da mobilidade. Os alunos da Escola Secundária de Caldas das Taipas, ficaram a conhecer duas soluções inovadoras e sustentáveis para veículos:

1) Cancelamento do som do motor de um veículo: o projeto consiste num sistema de cancelamento ativo de ruído que é capaz, através do processamento do som do ruído emitido pelo motor de combustão de um veículo, diminuir consideravelmente a intensidade do mesmo, levando a um elevado conforto auditivo dos tripulantes.

2) Interação com a tecnologia Haptic: O projeto consiste num protótipo que cria um ponto de pressão no ar, capaz de ser sentido através do tacto mas que não consegue ser visto. O sistema é usado para simular botões (entre outras formas) que podem ser integrados no interior do veículo para interação homem-máquina.

Eduardo Mendes, investigador ALGORITMI do grupo ESRG (Embedded Systems Research Group) e aluno de doutoramento de Sistemas Avançados de Engenharia para a Indústria (PDAESI), mostrou àqueles alunos o que de melhor se faz no Centro de Investigação ALGORITMI.

Esta unidade de investigação cientifica e desenvolvimento tecnológico, também esteve presente na Mostra Educativa da UPA’19, no Complexo Desportivo da UMinho em Gualtar. A primeira edição desta feira de oferta formativa, contou com a presença de todas as escolas, institutos e serviços da UMinho e ainda alguns Centros de Investigação como foi o caso do Centro ALGORITMI.

Futuros alunos, pais, encarregados de educação, docentes e público em geral puderam contactar diretamente com o Centro ALGORITMI e toda a academia.