Andromeda Campos finaliza o seu Doutoramento

Tema da Tese: Modelo de Gestão de Projetos de Eventos: Uma Abordagem Ambientalmente Sustentável para a entrega de um Serviço de Qualidade

Autor: Andromeda Goretti de Menezes Campos

Programa Doutoral: Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas

Orientadores: Rui M. Lima; André Luiz Aquere de Cerqueira e Souza

Data: 29/10/2020 

Abstract:  O setor de Eventos tem evoluído desde os anos 90, motivado pelo desenvolvimento económico e pelo aumento dos gastos com o lazer. Esse crescimento se deve pelo resultado da crescente procura e de iniciativas estratégicas instigadas por governos, para melhorar o desenvolvimento económico regional. Assim, os governos e as organizações que realizam eventos são chamadas à responsabilidade de deixarem um legado para a sociedade e de gerarem o menor impacto negativo possível. Os eventos, então, emergem como uma área de negócio, e o estudo desta área poderá contribuir para a melhoria do seu desempenho.

Esta investigação trata de um estudo realizado em dois municípios, distantes geograficamente, que têm em seu planeamento estratégico a busca pela sustentabilidade. O objetivo deste trabalho é a elaboração de um Modelo de Gestão de Projetos de Eventos locais, através da conjugação de práticas ambientalmente sustentáveis às áreas de conhecimento do PMBOK, bem como da avaliação da qualidade desses serviços.

A partir de uma abordagem de investigação-ação, desenvolveram-se 3 ciclos de evolução progressiva de um modelo de gestão de projetos de eventos. Conclui-se que o trabalho apresentado traz como contribuições: 1. A definição de dimensões que colaboram para a caracterização de um evento como ambientalmente sustentável; 2. A proposta de inclusão da “Gestão da Sustentabilidade Ambiental” como uma nova Área de Conhecimento do PMBOK, a qual inclui os processos para incorporação das metas organizacionais com relação à gestão dos requisitos de sustentabilidade ambiental do projeto; e 3. A aferição da qualidade do evento a partir das expetativas e perceções do cliente, adaptando a Escala ServQual para um serviço do tipo evento, bem como com a inclusão da dimensão Sustentabilidade Ambiental ao ServQual.

O Modelo proposto nesta investigação busca um foco no cliente, na equipa e no destino; além de estimular a importância da participação dos stakeholders e participantes nas questões de sustentabilidade do evento, criando senso de responsabilização e conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Engenharia Industrial, Gestão de Projetos, Produção de Serviços, Qualidade em Eventos, Eventos Sustentáveis.