Pedro Rangel Henriques, a última lição após mais de quatro décadas

Pedro Rangel Henriques, investigador do Centro ALGORITMI, cumpre esta sexta-feira – dia 14 de novembro – a última lição de um longo período letivo na Universidade do Minho.
Desde 1981, ano desde o qual é docente, são mais de quatro décadas em que também coordenou o Grupo de Processamento e Especificação de Linguagens, integrando também o LASI.
Nascido há 70 anos no Porto, o investigador é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto e doutorado em Linguagens Formais e Gramáticas de Atributos pela UMinho.
No seu percurso orientou cerca de 150 teses de pós-graduação, é coautor do livro “XML & XSL: da teoria à prática” e tem mais de 200 artigos científicos em revistas, livros e conferências, sobre áreas como processadores de linguagens, compiladores, pensamento computacional e data mining, entre outras.
Foi presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e liderou vários projetos de investigação, além de projetos de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação. A cerimónia de Jubilação de Pedro Rangel Henriques, qua acontece conjuntamente com José Nuno Oliveira, decorre a partir das 14h30 no Anfiteatro A1 (Edifício 1) do Campus de Gualtar, contando com intervenções do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e do presidente da EEUM, António Vicente.



