Fernando de Oliveira Barbosa finaliza o seu Doutoramento
Tema da Tese: Práticas Empresariais de Formulação e Implementação da Estratégia e Inovação
Autor: Fernando de Oliveira Barbosa
Programa Doutoral: Programa Doutoral em Engenharia Industrial e de Sistemas
Orientadores: Fernando Carlos Cabrita Romero
Data: 23/6/2020
Abstract: O presente trabalho teve como principal objetivo estudar a relação intrínseca entre a estratégia, a inovação e internacionalização e os seus efeitos na competitividade das empresas, preenchendo esta lacuna em termos de conhecimento, que é difuso ou até mesmo inexistente. A capacidade de internacionalizar está intrinsecamente relacionada com as capacidades de conhecimento e inovação da empresa bem como a capacidade para implementar opções estratégicas.
Tendo por base este enquadramento, a principal questão que orientou a presente investigação foi a seguinte: Como é que as bem sucedidas PMEs inovadoras portuguesas articulam os processos de Formulação e Implementação da Estratégia, Inovação e Internacionalização para alcançar uma superior performance empresarial?
Para responder a esta questão foi realizada uma revisão à principal literatura existente sobre os temas em investigação. O estudo aprofundado de seis PMEs nacionais reconhecidamente inovadoras permitiu fazer uma análise cruzada e detalhada aos seus processos de estratégia, inovação e internacionalização.
Desta análise resultou a constituição de um modelo que propõe a existência de cinco domínios essenciais num processo de criação e desenvolvimento de uma PME inovadora – Estratégia, Inovação, Marketing, Financiamento e Internacionalização – que definem as fronteiras em permanente interação com o conhecimento crítico necessário para alcançar o resultado de longo prazo que qualquer PME deve perseguir na sua orientação empresarial – a Autonomia Estratégica.
O conceito de Autonomia Estratégica, mediado e baseado nos cinco domínios, surge como um factor com um forte potencial explicativo do desempenho de PMEs.
Palavras Chave: Autonomia, Conhecimento, Estratégia, Inovação, Internacionalização.