Walkon um dispositivo portátil inovador e amigo do ambiente

O Centro ALGORITMI em co-promoção com o PIEP Associação (Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros) e a start-up Walkon, líder do programa, projetaram um novo dispositivo portátil que permitirá acumular e produzir energia através dos movimentos corporais durante a prática desportiva. O dispositivo encontra-se ainda em fase de desenvolvimento, sendo que o seu peso não ultrapassará as 150 gramas.


Estas três entidades, abraçaram o projeto Walkon, como assim é denominado,  em Maio de 2015, contando este com um montante de investimento elegível global de 314.013,63€.

O contributo do Centro ALGORITMI centrou-se na conceção e desenvolvimento do sistema de geração de energia. Este foi um extraordinário desafio do ponto de vista científico, cuja resolução com sucesso em muito se deve ao papel desempenhado pelo Professor Luís Rocha, investigador responsável pelo projeto. Foram estas as palavras de Jorge Cabral, investigador e diretor-adjunto do Centro ALGORITMI , proferidas no âmbito do programa Tech3 da RTP3, dedicado aos temas da tecnologia e da ciência.

Ainda segundo Jorge Cabral, a grande vantagem deste dispositivo é que através dele opera um “processo verde”,  isto é, dá-se a conversão de energia despendida que é reutilizada com o objetivo de carregamento de gadgets.

 

 

 

 

 

 

 

 

Em RTP3 | Programa Tech3 |Série: Tech Transfer Plastics for future – 4.º Episódio – Os plásticos e a sua aplicação no desporto.

Share this on: