OLAMOBILE CRIA PARCERIA COM A EEUM

A OLAmobile, empresa multinacional de global mobile marketing, iniciou uma parceria com a EEUM. Em causa está um projeto de investigação ao nível do mercado de publicidade de produtos em dispositivos móveis, intitulado PROMOS. A multinacional de tecnologias de informação, OLAmobile, abriu o segundo escritório em Guimarães, onde instalou a sua primeira equipa técnica em solo português. Com esta nova sucursal, surgiu a parceria com o Centro de Investigação ALGORTIMI da EEUM.

O objetivo deste projeto passa por desenvolver um novo algoritmo automático para a previsão e otimização de campanhas publicitárias para dispositivos móveis em modelo de subscrição (PROMOS). Para além da investigação e desenvolvimento associados a este consórcio, o desafio passa por “desenvolver uma série de algoritmos, abordando um conjunto de técnicas sofisticadas de inteligência artificial”, como explica Paulo Cortez, coordenador do projeto.

Paulo Cortez não tem dúvidas de que a equipa de investigação tem um forte know-how nas áreas de Análise Inteligente de Dados e Business Intelligence, o que permite prever qual o melhor produto móvel a mostrar ao utilizador final, de modo a otimizar os interesses dos anunciantes, webmasters e criadores de conteúdos móveis. “Não seria possível levar avante este projeto sem uma parceria deste género. Há aqui uma sinergia muito interessante, na qual julgo que os elementos da equipa da Universidade do Minho vão beneficiar e também a própria OLAmobile”, sublinha o investigador do ALGORTIMI.

Até 2019, este projeto conta com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Programa Portugal 2020 e ainda pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) no montante de 564.610,22 euros.