Investigadores do EngageLab recebem prémio internacional

Uma equipa da Universidade do Minho recebeu o prémio de melhor demonstrador tecnológico na International Conference of Advances in Computer Entertainment (ACE) 2012, a principal conferência na área do entretenimento digital interativo. (http://ace2012.info).

O prémio foi atribuído ao projeto t-words um trabalho de investigação e desenvolvimento do engageLab / Centro Algoritmi, realizado por Cristina Sylla, Sérgio Gonçalves, Pedro Branco e Clara Coutinho.

t-words é uma interface para as crianças explorarem de forma lúdica sons, palavras e frases. A interface é constituida por blocos físicos que podem ser gravados e re-combinados de forma a reproduzir diferentes combinações sonoras.

O t-words permite que as crianças se envolvam em diferentes atividades como a construção de rimas, exploração da sonoridade de palavras e frases, enquanto desenham na superfície dos blocos criando pequenas narrativas visuais e sonoras.
Dada a ênfase do t-words na exploração sonora, pensa-se que poderá incentivar de forma lúdica o desenvolvimento e sensibilidade fonológica, ajudando na aquisição de aptidões da literacia.

Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projecto PTDC/CPE-CED/110417/2009 e da bolsa de Doutoramento: SFRH/BD/62531/2009.

Share this on: