Equipa do Centro ALGORITMI e DTx conquistam um lugar pódio na final local do EDP University Challenge

Rui Almeida (Centro ALGORITMI) e Sofia Paiva (DTx/Centro ALGORITMI) orientados pelo professor Jorge Cabral (Centro ALGORITMI) e apoiados pelo Sérgio Branco (Centro ALGORITMI) acabam de conquistar um lugar pódio na final local do EDP University Challenge. Este pódio premeia os melhores grupos, não havendo diferenciação entre 1º, 2º e 3º lugares. Ficando assim qualificados a participar na final global, que se realizará também virtualmente dia 29 de outubro.

O projeto premiado apresentou a concurso um Sensor NB-IoT Multipropósito, um sensor de reduzidas dimensões, com autonomia energética de pelo menos 5 anos e com um link de dados sem complicações através de NB-IoT.

Reconhecendo que a comunicação é a operação que mais energia consome num dispositivo IoT, o NarrowBand Internet of Things (NB-IoT) traz uma camada física reduzida e a capacidade de utilizar a infraestrutura de rede móvel existente para diminuir o consumo de energia deste processo, enquanto reduz também os custos de produção e de manutenção de tais dispositivos.

Ao reduzir os consumos energéticos da comunicação, é possível conceber sensores IoT de dimensão mais reduzida, pois permite a utilização de baterias mais compactas, mantendo uma autonomia de pelo menos 5 anos. Quanto maior for esta autonomia, menor serão os custos de manutenção associados aos dispositivos IoT.

Através da criação de uma rede extensa de dispositivos sensores, que coletam dados nos mais diversos ambientes; do uso de micro-serviços e bases de dados não relacionais, que tornam o processamento e o armazenamento mais rápido, distribuído e seguro; do uso de ML, tanto na Cloud como nos nós, é possível criar redes dinâmicas, que ao longo do tempo conseguem atuar rapidamente sobre o ambiente onde estão implementadas, poupando no futuro ainda mais energia e tráfego, e aumentando a performance.

O EDP University Challenge é uma iniciativa da EDP – Energias de Portugal, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da excelência na formação académica complementar de estudantes ao nível da licenciatura, pós-graduação e mestrado (1º e 2º ciclo do processo de Bolonha) e premiar as vertentes académicas e científicas dos trabalhos apresentados pelos grupos que participem nesta iniciativa, promovendo uma maior interligação entre as universidades e o mundo empresarial. O EDP University Challenge é um concurso de âmbito internacional que tem lugar em 3 geografias: Portugal, Espanha e Brasil.