Elizama Lemos investigadora do grupo IST finaliza doutoramento

Tema da Tese: Utilizando ambientes virtuais e Objetos de Aprendizagem Adaptados às capacidades individuais de construir conhecimento: uma abordagem sobre a teoria dos estilos de aprendizagem em cursos de modalidade à distância numa instituição de ensino pública.
Autor (a) : Elizama das Chagas Lemos
Programa Doutoral : Programa Doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação (PDTSI)
Orientador (a): Luís Alfredo Martins do Amaral
 e Lia Raquel Moreira Oliveira
Data de Defesa:
27/06/2019

Resumo:
Esta tese tem como objetivo estudar o impacto dos estilos de aprendizagem uma vez abordados em cursos a distância. Para isso, a pesquisa tem como objeto o desenvolvimento de um curso que seja adaptado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem e que seja capaz de se adaptar aos estilos de aprendizagem individuais, auxiliando, assim, na construção de conhecimento dos indivíduos que atuam no ensino à distância. Pretendeu-se verificar como essa aliança foi capaz de propiciar um ambiente favorável à partilha e construção de conhecimento. Logo, uma ambientação sobre o problema investigado e justificativa foram explanados, assim como o âmbito da pesquisa na área de sistemas e educação e referencial teórico que abordou, entre outros assuntos pertinentes, as teorias acerca dos estilos de aprendizagem, Objetos de Aprendizagem, Ambientes Virtuais de Aprendizagem e material didático para a modalidade a distância. Uma contextualização acerca do campo de estudo também foi efetuada, neste caso, a educação a distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, instituição pública de ensino básico, técnico e tecnológico localizada no Brasil. No instituto desenvolveu-se o estudo de caso onde a pesquisa colheu os dados para análise. Foi aprovado por meio de edital interno público o projeto de extensão “IFRN na escola: ações colaborativas com escolas públicas do RN” e, como uma das etapas deste projeto, ofertou-se o Curso Projeto de Material Didático na modalidade a distância para dois grupos de alunos. Uma das ofertas do curso foi projetada com o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem adaptados à teoria dos estilos de aprendizagem para posterior observação se, de fato, o trabalho personalizado traria resultados positivos. Os alunos tinham ciência da pesquisa, concordaram em participar para fins acadêmicos, mas não sabiam em qual turma eles seriam matriculados. O curso foi ofertado utilizando a plataforma Moodle, onde cada aluno, no próprio perfil do sistema, preencheu no primeiro dia o instrumento de análise do estilo de aprendizagem para que o Moodle pudesse reconhecer e adaptar os Objetos de Aprendizagem conforme cada estilo individual e o estudante pesquisado realizasse o curso normalmente. Com a análise dos dados, observou-se que todos os alunos concluíram o curso com êxito, entretanto, notou-se que a média da turma que estava com o ambiente adaptado foi 13,78% superior em comparação à turma que realizou o curso no ambiente que não estava adaptado à teoria. Além disso, a turma com ambiente personalizado também se destacou em termos de interação com o ambiente virtual com mais acessos que a turma sem o ambiente adaptado, na ordem de 49,53% superior.

Entretanto, essa diferenciação é pouco percetível na visão dos alunos pesquisados, pois, ao aplicar o instrumento de avaliação do curso com os estudantes, os resultados foram positivamente semelhantes em muitos aspetos. Portanto, uma conclusão desta pesquisa é que os estilos de aprendizagem podem ser, sim, uma opção viável para emprego em ambientes coletivos de aprendizagem. Além disso, também pode ser interessante, e é proposto, o trabalho com o professor e toda a equipe multidisciplinar desde o processo de conceção e desenvolvimento dos materiais didáticos, estímulo a capacitação e compartilhamento dos materiais desenvolvidos que contemplam os estilos de aprendizagem para apreciação e desenvolvimento da comunidade acadêmica envolvida, assim como são sugeridos outros trabalhos de pesquisa futuros que podem ser desdobrados com os resultados alcançados nesta tese.