Distinção Internacional para 4 Investigadores do Centro Algoritmi

Quatro investigadores do Centro Algoritmi da Universidade do Minho são autores de dois artigos distinguidos recentemente pela Associação Internacional de Engenheiros. Os certificados de mérito foram atribuídos a Sérgio Sousa, Eusébio Nunes, Isabel Lopes e Humberto Teixeira, no Congresso Mundial de Engenharia, em Londres, Reino Unido.

Distinção Internacional para 4 Investigadores do Centro Algoritmi

Os dois artigos intitulam-se “Data Quality Assessment in Performance Measurement” e “Diagnosis of Quality Problems in a Footwear SME”. O primeiro aborda a qualidade dos dados em medidas de desempenho relacionadas com a produtividade, a qualidade ou a inovação, frequentemente utilizadas por empresas para a tomada de decisões a diferentes níveis. Na definição de medidas de desempenho e respetiva recolha e tratamento de dados são negligenciados vários erros que provocam situações de incerteza e ineficiência no tecido empresarial. O trabalho propõe, deste modo, um método de identificação, classificação e representação da incerteza em medidas de desempenho.

O segundo artigo distinguido apresenta os resultados de um estudo realizado numa PME do setor do calçado, com o objetivo de caracterizar o nível de qualidade da empresa. A metodologia desenvolvida pelos investigadores recorre a um conjunto de ferramentas de recolha e análise de dados para destacar pontos fracos, principalmente lacunas de desempenho que podem afetar a qualidade do produto e as respetivas causas, proporcionando às empresas informações que lhes permitam estabelecer prioridades na definição de ações de melhoria. O grupo galardoado faz parte mais precisamente da linha de investigação Systems Engineering, Optimization and Operations Research do Centro Algoritmi da Escola de Engenharia.

Origem: Correio do Minho: http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=66733