Deus ex Machina (DEM): Symbiotic technology for societal efficiency gains

O projeto DEM enquadra-se em desafios sociais urgentes nos domínios da saúde, nutrição, agricultura, monitorização de atividades e ferramentas de comunidades. É composto por 2 linhas de investigação, que interagem frequentemente uma com a outra: 1) o ‘Eyes of the Internet of Things’ Competence Centre (EITCC) –  refere-se a investigação sobre blocos de tecnologia que vão desde pequenos sensores até big data, e 2) o ‘Companion’ Competence Centre (C3) – foca-se em utilizar os blocos de tecnologia no co-design com utilizadores finais nos diferentes domínios alvo. Neste sentido, o EITCC foca-se na compreensão do ambiente, o utilizador, seu contexto e ações, enquanto o C3 vai estudar desafios societais relevantes, dentro dos domínios científicos, em relação aos seres humanos, a fim de projetar ‘companheiros’, que são ferramentas não-intrusivas, de assistência para vida cotidiana em diversos domínios, como a saúde e bem-estar, Nutrição e Agricultura.

Video: Fraunhofer Portugal – Deus Ex-Machina Kick off
The ‘Associação Fraunhofer Portugal Research’ (FhP) is a non-profit, private, collective association that detains and actively manages research institutions. FhP detains and operates FhP-AICOS, an applied research center in the area of Information and Communication Technologies (ICT), with a particular focus on Ambient Assisted Living (AAL) and Information and Communication Technologies for Development (ICT4D).

Picture: Centro ALGORITMI participation in the Deus Ex-Machina project.