Centro ALGORITMI parceiro na iniciativa “Engenheiras por 1 Dia”

O Centro ALGORITMI, parceiro na iniciativa através do projeto EQUAL-IST, um projeto desenvolvido neste centro sob coordenação da investigadora Professora Isabel Ramos, esteve presente, no passado dia 14 de maio, na mostra científica e tecnológica no Multiusos de Guimarães, que contou com a participação de mais de 400 alunos de várias escolas da zona norte do país.

Esta mostra, inserida no Projeto ‘Engenheiras por 1 Dia’ que tem como objetivo promover as áreas da engenharia e tecnologia junto das jovens que frequentam o 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, mobilizando universidades e engenheiras como role model, levando às escolas e alunas desafios práticos das engenharias e das tecnologias. O projeto pretende prevenir e combater a intensificação da segregação das profissões em razão do sexo e, em especial, a ausência das mulheres das áreas de engenharia e tecnologias.

Coordenado pelo Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e implementado por uma parceria entre o Instituto Superior Técnico, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Carta da Diversidade e a Ordem dos Engenheiros.

Esta 2.ª edição contou com o alargamento das parcerias que o sustentavam a um conjunto de instituições de ensino superior, escolas básicas e secundárias,  empresas e autarquias .

Ao longo deste ano letivo, foram realizadas várias atividades com as 26 escolas que integram o projeto a nível nacional. A UMinho, pelo projeto EQUAL-IST esteve  em 17 escolas, com alunos das várias áreas da Engenharia e das Tecnologias, a falar com alunas do secundário e do 3º ciclo do ensino básico.