APDIO atribui dois prémios a investigadores do SEOOR

APDIOAssociação Portuguesa de Investigação Operacional (APDIO) atribui dois prémios a investigadores do Grupo de Engenharia de Sistemas, Optimização e Investigação Operacional do Centro Algoritmi no seu XVI Congresso realizado em Bragança entre os dias 3 e 5 de Junho.

Prémio Isabel Themido

O prémio Isabel Themido destina-se a galardoar o melhor artigo científico publicado por sócios da APDIO durante o biénio 2011-2012 em revista científica de circulação internacional.

O prémio foi atribuído ao artigo:
New constructive algorithms for leather nesting in the automotive industry,
Computers and Operations Research, 39:1487-1505, 2012,
da autoria de Cláudio Alves, Pedro Brás, José Valério de Carvalho e Telmo Pinto.

O artigo descreve uma família de algoritmos para a construção de layouts em peles de couro que procurem maximizar o aproveitamento dessa matéria-prima. O estudo baseou-se no caso real de uma empresa nacional que produz estofos para marcas conhecidas do sector automóvel. O artigo apresenta também os resultados de um vasto conjunto de experiências computacionais realizadas com base em dados dessa empresa.

Prémio APDIO / IO2013

(para a melhor dissertação de mestrado concluída no período 2009-2010)

O prémio APDIO / IO 2013 destina-se a galardoar trabalhos de mestrado e doutoramento na área de Investigação Operacional que tenham sido aprovadas em Portugal no período compreendido entre Janeiro de 2009 e Dezembro de 2012.

O prémio foi atribuído à dissertação:
Métodos heurísticos para o problema de posicionamento de figuras irregulares
da autoria de Telmo Pinto.

A dissertação foi concluída em Julho de 2010. Os trabalhos centraram-se no problema da construção de layouts em superfícies com contornos irregulares, zonas de qualidade distinta, e defeitos. Para testar as abordagens propostas, foram usadas instâncias do caso real referido acima. Os trabalhos de mestrado de Telmo Pinto foram orientados pelo Prof. Cláudio Alves da Universidade do Minho.

Telmo Pinto encontra-se actualmente a realizar trabalhos de doutoramento com o tema Models and advanced optimization algorithms for the integrated management of logistics operations, sob orientação dos Prof. Cláudio Alves e José Valério de Carvalho, da Universidade do Minho.

Mais informações:
www.apdio.pt